Todas as Publicações dos Clubes

Revitalização e Plantio de Árvores

O grupo do Roatry Club de Chapecó Sul Centenário realizou na manhã deste sábado ( 21) do plantio de mudas de árvores nas margens do rio Lajeado São José, em Chapecó. Foi uma forma de comemorar o Dia da Árvore com um ato que contribui para a preservação do meio ambiente

por

Brechó Beneficiente

É de conhecimento público que o Rotaract Club é uma entidade sem fins lucrativos, mas isto não significa que o clube não realize projetos de arrecadação de valores. Além das despesas internas, alguns projetos só podem ser realizados a partir do custeio do próprio clube. Neste momento entra o trabalho dos projetos de arrecadação de fundos.

por

FAMÍLIA ROTÁRIA DE SÃO CARLOS LANÇA O PROJETO TAMPINHA SOLIDÁRIA

FAMÍLIA ROTÁRIA DE SÃO CARLOS LANÇA O PROJETO TAMPINHA SOLIDÁRIA São Carlos tem a partir desta semana o Projeto da Tampinha Solidária, é uma realização do Rotary Club, Rotaract Club e ASR de São Carlos. Temos a parceria na realização do projeto: Sicredi, Danferrana, Pratas Thermas Resort, JRTV, Jornal Pólo Foz e Rádio Tropical FM. O projeto é inédito na cidade e busca transformar tampinhas plásticas revertidas em compras de cadeiras de rodas para a comunidade São Carlense. É uma questão ambiental e também social. Atribuímos ao plástico uma culpa que é nossa. O bom uso do material depende da gente. A ideia é mobilizar todos os cidadãos, para que eles passem a separar as tampinhas plásticas de produtos diversos, como: refrigerante, água mineral, xampu, detergente, requeijão, leite, canetas, potes de sorvetes dentre outros similares. Essas tampinhas serão encaminhadas para a reciclagem e a verba obtida com a venda será inteiramente revertida na compra de cadeira de rodas, que serão destinados ao Hospital Padre João Berthier de São Carlos, a APAE de São Carlos e ao Banco Ortopédico do Rotary Club de São Carlos. Cinquenta galões com o rótula da campanha serão colocados em pontos de grande circulação de pessoas e servirão como pontos de coletas. Segundo o presidente do Rotary Club de São Carlos, Stefan Jean Cristiano Wathier, qualquer pessoa pode ter seu próprio ponto de coleta. É uma prática que começa no nosso dia a dia, abandonando o hábito de jogar as tampinhas plásticas fora e passando a guardá-las, para destinar à campanha. E todos podem ter seus próprios pontos de coleta. Não precisa ser necessariamente um galão. Se você tem um comércio basta colocar uma caixa de papelão para identificar a ação. Após o recolhimento das tampinhas, as mesmas serão separadas pelos sócios da família rotária, a separação será por cores. A etapa é importante, pois impacta no valor de venda do produto, que chega a ser três vezes maior quando existe a separação por cor. Após serão encaminhados para a reciclagem. Stefan menciona que a ideia começou a ser debatida no final do ano passado, tendo como referência projetos similares em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Tomamos conhecimento destes projetos com ótimos resultados. Exemplos bons merecem serem seguidos. Maiores informações é só entrar em contato diretamente com o presidente do Rotary Club de São Carlos pelo telefone (49) 99922-6270 (Stefan). O prazo de conclusão da primeira etapa será o mês de maio de 2020.

por

Palestra Projeto Disaster Aid International

No dia 18 de setembro recebermos o Diretor do projeto DIsaster Aid International David Tuzewski.  David é inglês mas mora na Austrália, ele é responsável pelas operações internacionais em áreas de desastres, já participou de mais de 09 ações humanitárias pelo mundo lideradas pelo projeto Disaster Aid International e já esteve em mais de 160 países, ele veio para o Brasil para treinar a equipe de rotarianos do Rotary Club Chapecó São Cristóvão e entregar um filtro da Skyhidrant para as operações do Disaster Aid Brazil. Cada filtro custa em média 20 mil reais, e pode filtrar mais de 6 mil litros de água por dia, sem necessidade de energia e sem produtos químicos por um período de até 10 anos. Em sua passagem por Chapecó, David ministrou uma palestra para os clubes de Chapecó e para os demais clubes do Distrito 4740 (que foi transmitido via web), mostrando as ações desenvolvidas em vários locais do mundo. Na ocasião o Rotary Club de Chapecó São Cristóvão, Rotary Chapecó Sul Centenário e Rotary Chapecó Oeste, junto com o distrito 4740 através do Governador João Carlos Becker fizeram a doação de 1500 dólares para a ação de reconstrução de Moçambique e mais 600 dólares para a reconstrução de Bahamas que foram afetadas por tornados.

por

Distrito 4740 recebe em Chapecó palestra sobre o projeto DisasterAid

   Organizada pelo Rotary Club de Chapecó São Cristóvão, aconteceu, na noite de 18 de Setembro de 2019, uma palestra sobre o projeto DisasterAid, ministrada pelo diretor do projeto, o australiano David Tuzewski.  A palestra tinha o tema "Como o Rotary e o projeto Disaster Aid International vem atuando na reconstrução de cidades atingidas por desastres naturais".    Disaster Aid brasil é um projeto de vários Rotary Clubs no Brasil, coordenados por uma diretoria própria e uma base jurídica no Rotary Club de Chapecó São Cristóvão, aqui do distrito 4740. O Disaster Aid Brasil é uma base no Brasil do Projeto Disaster Aid International, onde váriosRotary Clubs de muitos países, trabalham juntos para juntos auxiliar na reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais e principalmente fornecer agua potável para comunidades, escolas etc. Em 2019, o disaster Aid international foi reconhecido como entidade colaboradora do Rotary internacional, finalista do prêmio de Serviços Comunitarios nos Estados Unidos, sendo reconhecido em evento na bolsa NASDAQ de Nova York como tal.    A palestra faz parte da passagem de David pelo Brasil, onde ele veio especificamente para treinar a equipe de rotarianos do Rotary Club Chapecó São Cristóvão e entregar um filtro da Skyhidrant para as operações do Disaster Aid brazil. Cada filtro custa em média 20 mil reais, não usa energia elétrica e produtos químicos, e tem capacidade de fornecer 10mil litros de agua potável por dia no modelo skyHydrant e no modelo Sawer até 2 milhoes de litros durante sua vida útil. O objetivo do filtro é justamente oferecer água potável a vitimas de desastres naturais, enquanto elas se recuperam. Na noite da palestra, estiveram presentes, o casal governador do Distrito 4740, rotarianos e rotaractianos de diversos clubes da cidade e do distrito.  

Localizar site dos clubes